Case Abrameq

Abrameq

Estudo do mercado de máquinas. Pesquisa de mercado e análise do brand equity da marca máquinas By Brasil. Proposição de posicionamento, naming e design da nova marca Brazilian Shoes + Leather Machinery. Diretrizes estratégicas de implementação.

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“A contratação do projeto de Branding com a TopBrands trouxe um resultado bastante positivo para a Abrameq, na medida em que conseguimos obter uma marca bastante representativa e ‘vendedora’ dos atributos da indústria brasileira de máquinas para couro e calçados. A didática como o tema foi apresentado se mostrou bastante construtiva, servindo de incentivo para a participação de nossas empresas, detalhe fundamental para implementação da nova marca.”

ROSANGÊLA ARRUDA
Diretora Executiva

DESAFIO

O setor brasileiro de máquinas para couro e calçados é um dos melhores do mundo. Nossa indústria detém tecnologia e expertise na fabricação de uma série de equipamentos para o setor calçadista. Faltava, porém, um processo mais estruturado para impulsionar o “produto nacional” em outros países. O mercado internacional tinha uma imagem em relação ao que era produzido no Brasil muito aquém da realidade. Era chegado o momento de se estabelecer um novo padrão na divulgação dos valores e qualificação técnica e produtiva dos nossos produtos.

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SOLUÇÕES

Inicialmente, uma grande sondagem no mercado internacional foi realizada para compreender as percepções da “Marca Brasil” dentro deste setor específico. Paralelamente, workshops e encontros com empresários e representantes da indústria nacional foram realizados para trabalhar o posicionamento pretendido e identificar os principais pontos de diferenciação. Em um processo construído à “quatro mãos”, liderado pela entidade Abrameq e tendo a TopBrands como a grande facilitadora, foi construída a plataforma de branding para a marca setorial. Este movimento reviu uma série de valores internos e indicadores que deveriam ser explorados nas relações internacionais. Definiu-se ainda um novo nome para a marca, acompanhado por uma nova identidade visual. Um conjunto de diretrizes estratégicas foi traçado para que houvesse um alinhamento em todo o processo de comunicação e valorização do setor.

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RESULTADOS

Os resultados começam a ser colhidos a partir de 2014. Com base no planejamento estratégico para a marca, tanto a entidade como seus associados podem se apropriar de novos elementos de valorização do produto nacional. Onde antes haviam dúvidas dos principais pontos a serem explorados, agora existe a certeza.
O retrato do mercado brasileiro sob a ótica dos compradores estrangeiros permitiu ajustes na comunicação e focos de maior investimento.
Sem dúvida nenhuma o processo em si gerou um envolvimento muito grande e positivo por parte dos associados, que compreenderam os ganhos de se trabalhar e fortalecer o setor para o bem de todos.
No plano da comunicação e divulgação, materiais de venda e exposição (site, stands em eventos, impressos etc) estão alinhados uns com os outros, transmitindo uma sinergia e maior profissionalismo para o mercado.

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