Case Banco do Nordeste

Banco do Nordeste

Disseminação de branding, pesquisa e análise de mercado para a proposição de modelo de arquitetura de marcas e plataforma estrátegica de branding para as marcas Banco do Nordeste, Crediamigo e Agroamigo. Redesenho de identidade visual (logo e agências) e plano de implementação.

“A TopBrands foi a grande parceira do Banco do Nordeste na realização do seu maior projeto de branding, iniciado em 2008. Selecionada pelo banco por meio de edital público, a TopBrands atuou da pesquisa à nova identidade da marca Banco do Nordeste, com foco no nosso novo posicionamento de banco público regional consolidado nos pilares de desenvolvimento, cultura e negócios. A metodologia própria aplicada pela TopBrands foi, sem dúvida, um dos destaques desse trabalho. Consideramos excelentes os resultados alcançados e agradecemos à TopBrands pela competência, profissionalismo e parceria de toda a sua equipe.”

ROBERTO M. BOHANA SIMÕES
Gerente de Produtos e Serviços

DESAFIO

O Banco do Nordeste é um dos maiores bancos públicos de fomento do Brasil, porém com a característica peculiar de ser um banco full service. Neste cenário, notava-se que sua percepção de marca era distante de alguns dos seus públicos de interesse, com uma imagem burocrática e dificuldade de transmitir a dimensão da instituição e sua proposta de valor para os diferentes segmentos de mercado, mesmo com marcas específicas, como Agroamigo e Crediamigo, para crédito rural e microcrédito, respectivamente.

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SOLUÇÕES

A partir de um diagnóstico profundo da marca junto aos seus diferentes segmentos e mercados de atuação, foi definida uma nova estratégia de arquitetura de marcas e uma nova plataforma de branding para a marca corporativa e suas respectivas submarcas para mercados específicos. As novas definições estratégicas foram desdobradas em redesenhos da marca corporativa e submarcas, identidade visual da instituição como um todo, ambientação dos diferentes tipos de agências e postos de atendimento e, consequentemente, em uma nova linha de comunicação.

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RESULTADOS

Atualmente, o Banco do Nordeste conseguiu equalizar a percepção dos seus diferentes stakeholders quanto à dimensão e importância da instituição, além de transmitir uma proximidade muito maior juntos aos mais variados segmentos de mercado. A marca corporativa e seu portfólio de submarcas se modernizaram e ganharam maior sinergia com as necessidades e expectativas do mercado. Com a clareza das decisões do projeto de branding e o trabalho de endobranding, muitos ruídos internos recorrentes na gestão de marketing e de negócios foram eliminados, desafio característico de grandes corporações, associada à uma sensação de pertencimento muito maior por parte dos públicos internos.

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