Case Frimesa

Frimesa

Análise do mercado alimentício, estudo do portfólio de produtos e marcas, definição da estratégia de arquitetura de marcas para atuação nos mercados de produtos lácteos e derivados de carne suína e elaboração da plataforma de branding. Desenho das diretrizes estratégicas de implementação e acompanhamento na execução das estratégias da marca Frimesa, incluindo redesenho de identidade visual, redefinição de portfólio de produtos e canais, estratégias de marketing e comunicação.

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“A consultoria da TopBrands foi importante para a Frimesa no desenvolvimento de análises e estratégias para posicionar a marca no mercado. Estabelecemos ações de marketing e comunicação e, hoje a marca Frimesa está posicionada na sua essência com uma estratégia de valor agregado junto aos clientes e consumidores”.

VALTER VANZELLA
Diretor Presidente

DESAFIO

Ainda no início dos anos 2000, a empresa era orientada para o desenvolvimento de produtos de qualidade, porém pouco industrializados, com baixo valor agregado e um volume importante de vendas para exportação. Com a queda dos mercados internacionais, a atuação doméstica tornou-se crucial, acompanhada pela busca por produtos mais elaborados e com maior valor. Contudo, a imagem da marca Frimesa não transmitia ao mercado a percepção do seu novo portfólio de produtos, derivados lácteos e suinocultura, agravado pelo cenário de alta competitividade de marcas estabelecidas no mercado interno.

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SOLUÇÕES

O projeto de branding teve início com uma investigação junto aos diferentes stakeholders, internos e externos. Com base neste levantamento das percepções da marca Frimesa, foi estabelecida a estratégia de arquitetura de marcas da empresa e sua respectiva plataforma estratégica de branding. Tais definições se desdobraram em novas soluções de design de marca, embalagens, canais de distribuição e comunicação. Desde 2001 a TopBrands assessora a empresa na continuidade de implementação e ajuste das estratégias de branding em questão, apoiando inclusive o diálogo com outros parceiros, como agências de comunicação ATL e BTL, design, trade marketing entre outros.

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RESULTADOS

Ao longo dos últimos 10 anos a empresa elevou seu faturamento anual de R$300MM para R$1,3Bi. A Frimesa está entre as 03 mais relevantes do sul do Brasil (seu principal mercado de atuação), tanto na percepção da sua marca como em participação de mercado e a rentabilidade para algumas unidades de negócio praticamente triplicaram. Importante ressaltar também o nível de satisfação e engajamento dos stakeholders internos, dado que trata-se de uma cooperativa, modelo no qual colaboradores e cooperados são absolutamente relevantes.

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