Case M. Dias Branco

M. Dias Branco

Estudo do mercado de alimentos. Análise do portfólio de marcas do Grupo M.Dias Branco. Proposição de plataforma de branding para marcas Pilar, Vitarella e Treloso. Storytelling para marcas Pilar e Vitarella. Acompanhamento na implementação das estratégias de branding Pilar, incluindo redesenho de identidade visual, redefinição de portfólio de produtos e canais, Coordenação de pesquisas de mercado, estratégias de marketing e comunicação e relançamento de marca Pilar no mercado.

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“A TopBrands em pouco tempo entendeu nossas necessidades e soube, de forma muito parceira e competente, nos ajudar no grande desafio que tínhamos na mão, que era de reposicionar uma marca centenária que estava há anos sem investimento.”

MARINA LEMOS
Gerente de Marketing

DESAFIO

Em 2011 a M.Dias Branco, empresa líder em massas e biscoitos no Brasil, passava por um processo de crescimento orgânico. Inúmeras marcas do mesmo segmento estavam sendo adquiridas e a competitividade entre elas se tornou uma questão relevante na companhia. Ao adquirir a Pilar, a mais antiga marca de massas e biscoitos do Brasil, o grupo se deparou com um dilema: como minimizar a competitividade entre as marcas Vitarella, até então a líder do segmento nas regiões Norte e Nordeste, e Pilar, marca histórica da região Nordeste? Qual a melhor estratégia de branding para a marca Pilar?

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SOLUÇÕES

O grupo M.Dias Branco precisava de um estudo completo das duas marcas – Vitarella e Pilar. Além disso era importante compreender o mercado e como se posicionavam as marcas concorrentes, e principalmente, quais os valores da marca recém adquirida – Pilar. Com isso, era preciso definir uma nova plataforma de branding para Pilar e garantir a menor sobreposição possível em relação à Vitarella, aumentando assim o share de mercado do grupo.

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RESULTADOS

Proposição de uma plataforma de branding para Pilar baseada em valores construídos pela marca ao longo de seus mais de 130 anos. A partir do novo posicionamento e storytelling da marca, foram revistos todos os seus elementos – logo, embalagens, slogan e tagline. A marca passou por um processo completo de revisão de estratégias de marketing, com mudanças significativas em seu modelo comercial, canais de distribuição, portfólio de produtos, preços e comunicação.

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No ambiente interno da companhia, uma série de workshops e treinamentos foram realizados com o objetivo de disseminar estratégias e preparar gestores para trabalharem com um portfólio de marcas independentes, preservando seus diferentes posicionamentos e garantindo melhores resultados para o grupo. Desde 2011 a TopBrands assessora o grupo M.Dias Branco na continuidade da implementação das estratégias de branding definidas para Pilar e para outras marcas como Vitarella e Treloso.

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