TopBrands

M. Dias Branco

“A TopBrands em pouco tempo entendeu nossas necessidades e soube, de forma muito parceira e competente, nos ajudar no grande desafio que tínhamos na mão, que era de reposicionar uma marca centenária que estava há anos sem investimento.”

Marina Lemos – Gerente de Marketing

DESAFIO
Em 2011 a M.Dias Branco, empresa líder em massas e biscoitos no Brasil passava por um processo de crescimento orgânico. Inúmeras marcas do mesmo segmento estavam sendo adquiridas e a competitividades entre elas se tornou uma questão relevante na companhia. Ao adquirir a Pilar, a mais antiga Marca de massas e biscoitos do Brasil, o grupo se deparou com um dilema: Como minimizar a competitividade entre as marcas Vitarella, até então a líder do segmento nas regiões Norte e Nordeste, e Pilar, Marca histórica da região Nordeste? Qual a melhor estratégia de Branding para a marca Pilar?

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SOLUÇÕES
O grupo M.Dias Branco precisava de um estudo completo das duas marcas – Vitarella e Pilar. Além disso era importante compreender o mercado e como se posicionavam as marcas concorrentes, e principalmente quais os valores da marca recém adquirida – Pilar. Com isso, era preciso definir uma nova Plataforma de Branding para Pilar e garantir a menor sobreposição possível em relação à Vitarella, aumentando assim o share de mercado do grupo.

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RESULTADOS
Proposição de uma Plataforma de Branding para Pilar baseada em valores construídos pela marca ao longo de seus mais de 130 anos. A partir do novo Posicionamento e Storytelling da Marca foram revistos todos os seus elementos – logo, embalagens, slogan e tagline. A marca passou por um processo completo de revisão de estratégias de marketing, com mudanças significativas de seu modelo comercial, canais de distribuição, portfólio de produtos, preços e comunicação.

 

 

No ambiente interno da companhia, uma série de workshops e treinamentos foram realizados com o objetivo de disseminar estratégias e preparar gestores para trabalharem com um portfólio de marcas independentes, preservando seus diferentes posicionamentos e garantindo melhores resultados para o grupo. Desde 2011 a TopBrands assessora o grupo M.Dias Branco na continuidade da implementação das estratégias de Branding definidas para Pilar e para outras marcas como Vitarella e Treloso.

 

outros cases

  • Grupo CR Almeida

    Pesquisa e Análise do Mercado de Transporte Público. Proposição de Plataforma de Branding, Naming, Identidade Visual para a Marca V.E.M. ABC – Vidas em Movimento, além de Diretrizes Estratégicas de Implementação.

  • Merial

    Análise do Mercado farmacêutico animal, Estudo do portfólio de Produtos, Marcas e áreas de negócios. Definição de Estratégia de Arquitetura de Marcas da empresa. Proposição de Plataforma de Branding da Marca Corporativa Merial e das Marcas de produtos Frontline, Ivomec, Topline, Vaxxitek, Eqvalan e Igenity, respeitando suas características B2B ou B2C. Desenho das Diretrizes Estratégicas de Implementação.

    “Tive a oportunidade de trabalhar com a TopBrands em um grande projeto envolvendo a Unidade de Negócio em que trabalhava na ocasião, e posso atestar que encontramos na empresa e em toda sua equipe a dedicação, apoio e expertise ímpares e fundamentais para o atingimento dos objetivos que tínhamos naquele momento. Até hoje muitas diretrizes então delineadas ainda mostram-se atuais e são frequentemente utilizadas como referências em nosso cotidiano.”

    Henry Berger – Head of GSM

  • Banco do Nordeste

    Disseminação de Branding, Pesquisa e Análise de Mercado para proposição de Modelo de Arquitetura de Marcas e Plataforma Estratégica de Branding para as Marcas Banco do Nordeste, Crediamigo e Agroamigo. Redesenho de Identidade Visual (logo e agências) e Plano de Implementação.

    “A TopBrands foi a grande parceira do Banco do Nordeste na realização do seu maior projeto de branding, iniciado em 2008. Selecionada pelo banco por meio de edital público, a TopBrands atuou da pesquisa à nova identidade da marca Banco do Nordeste, com foco no nosso novo posicionamento de banco público regional consolidado nos pilares de desenvolvimento, cultura e negócios. A metodologia própria aplicada pela TopBrands foi, sem dúvida, um dos destaques desse trabalho. Consideramos excelentes os resultados alcançados e agradecemos à TopBrands pela competência, profissionalismo e parceria de toda a sua equipe.”

    Roberto M. Bohana Simões – Gerente de Produtos e Serviços

  • Demarest

    Estudo e Análise do Mercado de advocacia empresarial. Análise do Brand Equity da Marca Demarest e Almeida Advogados e concorrentes. Proposição de Plataforma de Branding, Naming e redesenho da nova Identidade Visual da Marca Demarest Advogados. Storytelling e Diretrizes Estratégicas de Implementação.

    “Aproveitando as comemorações dos 65 anos de nosso escritório em 2013, decidimos realizar um trabalho de branding para reiterar alguns de nossos valores, tais como comprometimento, relacionamento e excelência no atendimento a clientes. Contratamos a TopBrands e o resultado do trabalho foi excelente, culminando com a modernização de nossa identidade visual e adoção do novo nome “Demarest Advogados”, condizente com nossa proximidade e “descomplicação” no atendimento aos nossos clientes. Em particular, destacamos a seriedade da TopBrands na condução das pesquisas e levantamento de informações de mercado, assim como o entendimento das necessidades do nosso negócio e adequação dos prazos ao cronograma estipulado. O reconhecimento de nosso posicionamento no mercado jurídico brasileiro reflete o sucesso do projeto de branding.”

    Paulo Coelho da Rocha – Sócio Demarest Advogados

  • Wines of Brasil

    Análise do portfólio de produtos e Marcas do setor. Estudo das características da indústria vitivinícola brasileira. Proposição de Plataforma de Branding da Marca setorial para atuação nos mercado interno e externo. Definição de Estratégia de Arquitetura da Marca setorial e Marcas das vinícolas brasileiras. Desenho das Diretrizes Estratégicas de Implementação e Acompanhamento na Execução das atividades de Branding.

    ” O trabalho de construção do posicionamento de marca “Wines of Brasil” foi de extrema importância para o IBRAVIN. Foi um marco para uma nova atitude e modo de pensar da cadeia vitivinicola brasileira, que não permeou apenas a marca coletiva mas na estratégia de comunicação de grande parte da indústria.”

    Andreia Milan – Gerente de Marketing

  • V.E.M. ABC

    Pesquisa e análise do mercado de Transporte Público. Proposição de Plataforma de Branding, Naming, Identidade Visual para a marca V.E.M. ABC – Vidas em Movimento, além de Diretrizes Estratégicas de Implementação.

  • Prysmiam

    Análise dos diferentes mercados de atuação, B2B para cabos elétricos especiais e B2C para cabos elétricos residenciais. Estudo do portfólio de produtos e Marcas, estudo do Brand Equity da antiga Marca Pirelli cabos e desenho da Estratégia de Transição da Marca Pirelli cabos para a nova Marca mundial Prysmian, para seus diferentes públicos. Acompanhamento na execução das Estratégias de Transição de Marca, incluindo Estratégias de Marketing, Comunicação e canais de distribuição.

    “A TopBrands nos ajudou no processo de migração de uma marca com mais de um século de tradição e imagem (Pirelli Cabos) para uma nova marca (Prysmian). Para nós foi fundamental as longas discussões para entendermos os nossos valores positivos e os negativos ligados a antiga marca e a partir deste ponto traçarmos um plano de médio prazo para transferirmos os positivos e de uma maneira oportuna repensarmos nossa estratégia em novos alicerces. Hoje, depois de alguns anos, vejo que nossa nova marca já agrega valores ao nosso negócio sem perder o sinônimo de liderança, inovação e qualidade que esperávamos.”

    Sandro Rezende e Rubens Campos – Gerentes Nacionais de Marketing e Vendas

  • Frimesa

    Análise do mercado alimentício, estudo do portfólio de produtos e Marcas, definição da estratégia de Arquitetura de Marcas para atuação nos mercados de produtos lácteos e derivados de carne suína, elaboração da Plataforma de Branding. Desenho das Diretrizes Estratégicas de Implementação e Acompanhamento na execução das estratégias da Marca Frimesa, incluindo redesenho de Identidade Visual, redefinição de portfólio de produtos e canais, estratégias de Marketing e Comunicação.

    “A consultoria da TopBrands foi importante para a Frimesa no desenvolvimento de análises e estratégias para posicionar a marca no mercado. Estabelecemos ações de marketing e comunicação e, hoje a marca Frimesa está posicionada na sua essência com uma estratégia de valor agregado junto aos clientes e consumidores”

    Valter Vanzella – Diretor Presidente

  • ABRAMEQ

    Estudo do mercado de máquinas. Pesquisa de mercado e análise do Brand Equity da Marca Máquinas By Brasil. Proposição de Posicionamento, Naming e Design da nova Marca Brazilian Shoes + Leather Machinery. Diretrizes Estratégicas de Implementação.

    “A contratação do projeto de Branding com a TopBrands trouxe um resultado bastante positivo para a Abrameq, na medida em que conseguimos obter uma marca bastante representativa e “vendedora” dos atributos da indústria brasileira de máquinas para couro e calçados. A didática como o tema foi apresentado se mostrou bastante construtiva, servindo de incentivo para a participação de nossas empresas, detalhe fundamental para implementação da nova marca.”

    Rosângela Arruda – Diretora Executiva