TopBrands

Prysmiam

“A TopBrands nos ajudou no processo de migração de uma marca com mais de um século de tradição e imagem (Pirelli Cabos) para uma nova marca (Prysmian). Para nós foi fundamental as longas discussões para entendermos os nossos valores positivos e os negativos ligados a antiga marca e a partir deste ponto traçarmos um plano de médio prazo para transferirmos os positivos e de uma maneira oportuna repensarmos nossa estratégia em novos alicerces. Hoje, depois de alguns anos, vejo que nossa nova marca já agrega valores ao nosso negócio sem perder o sinônimo de liderança, inovação e qualidade que esperávamos.”

Sandro Rezende e Rubens Campos – Gerentes Nacionais de Marketing e Vendas

DESAFIO

Uma das maiores empresas do setor no mundo, a então Pirelli Fios Cabos Elétricos, empresa do Grupo Pirelli, havia sido vendida para o fundo de investimentos Goldman Sachs. Nesta transação, a marca Pirelli não foi negociada e, com isso, sua mudança foi inevitável. O novo nome mundial criado foi Prysmian. Contudo, era nítido para os gestores da operação no Brasil que a estratégia global de transição de marcas não atendia as necessidades do mercado local. Diferente do resto do mundo, onde boa parte do portfólio de produtos da empresa era tratado como commodity, no Brasil a marca Pirelli conseguia obter um premium price importante em relação aos demais players. Desta maneira, era necessária uma estratégia específica para o mercado local e que promovesse a manutenção deste valor agregado de marca.

 

 

SOLUÇÕES

As primeiras atividades do projeto se concentraram na avaliação da força da marca Pirelli junto aos seus diferentes stakeholders, assim como no entendimento dos objetivos definidos globalmente para a marca Prysmian. A partir daí, foi possível estabelecer a afinidade e as eventuais diferenças entre seus equities, reunindo os melhores ativos de marca disponíveis e, consequentemente, um plano de transição que buscava não apenas evitar ruídos no mercado pela mudança, mas que primasse também pela alavancagem nos seus resultados, dado que o mercado estaria disposto a receber uma nova narrativa de marca. Ou seja, trata-se de um cenário ousado, no qual o desafio da mudança de marca trazia consigo objetivos reais de crescimento.

  

 

RESULTADOS

O plano de transição desenhado propunha o convívio das marcas Pirelli e Prysmian por algum tempo e, esta estrutura, associada a rápida abordagem feita ao mercado, promoveu uma excelente aceitação por parte de todos os stakeholders. Internamente, a nova marca foi muito bem acolhida pelos colaborados, que rapidamente se sentirem pertencentes à esta nova empresa. Quanto ao mercado, já no primeiro ano, foi conquistado um incremento nos resultados acima dos dois dígitos, deixando claro e excelente receptividade nos diferentes segmentos de atuação.

outros cases

  • MTE THOMSON

    Imersão nas 2 categorias de negócios da empresa. Estudos Quali e Quantitativos com clientes e Trade. Estudo concorrencial. Análise do Brand Equity da Marca. Identificação dos principais arquétipos. Definição do Posicionamento e Brand Equity futuro pretendido para a Marca. Construção de Recomendações e Diretrizes (ações) Estratégicas de Implementação.

    “Já tínhamos tido uma experiência com um dos sócios da TopBrands muito gratificante no conflito de marcas e a solução dada não poderia ter sido melhor. Realizamos novamente um trabalho em 2016, já com todo o grupo TopBrands, e foi um trabalho maravilhoso de imersão e envolvimento de toda a equipe com pesquisas quali e quanti em todo nosso Trade e aplicadores. O resultado entregue foi muito além do estudo solicitado, com a percepção do mercado sobre a nossa marca, nossa personalidade, além de pontos fracos e fortes. As orientações fornecidas e já adotadas provaram a grande capacidade dos profissionais da TopBrands”.

    Alfredo Bastos Junior – Diretor de Marketing 

  • Locaweb

    Análise do portfólio de Produtos e Marcas. Definição de Estratégia de Arquitetura de Marcas da empresa. Proposição de Plataforma de Branding da Marca Locaweb. Desenho das Diretrizes Estratégicas de Implementação.

    “Contamos com o apoio e consultoria da TopBrands em um momento muito estratégico e extremamente importante para a Locaweb. Foi uma fase que a empresa estava crescendo muito e lançando diversos produtos, mas ao mesmo tempo que esse crescimento era muito saudável, afetou negativamente na organização da nossa marca e dos nomes dos produtos. Com o apoio da TopBrands, montamos uma estratégia de marca e fizemos a organização da arvore de produtos, inclusive, mudando o nome e posicionamento de alguns. Todo o trabalho foi conduzido com muita seriedade e metodologia, com 100% do envolvimento dos sócios, que são pessoas com conhecimento muito elevado sobre marcas.”

    Luis Carlos dos Anjos – Gerente de Marketing Institucional

  • Merial

    Análise do Mercado farmacêutico animal, Estudo do portfólio de Produtos, Marcas e áreas de negócios. Definição de Estratégia de Arquitetura de Marcas da empresa. Proposição de Plataforma de Branding da Marca Corporativa Merial e das Marcas de produtos Frontline, Ivomec, Topline, Vaxxitek, Eqvalan e Igenity, respeitando suas características B2B ou B2C. Desenho das Diretrizes Estratégicas de Implementação.

    “Tive a oportunidade de trabalhar com a TopBrands em um grande projeto envolvendo a Unidade de Negócio em que trabalhava na ocasião, e posso atestar que encontramos na empresa e em toda sua equipe a dedicação, apoio e expertise ímpares e fundamentais para o atingimento dos objetivos que tínhamos naquele momento. Até hoje muitas diretrizes então delineadas ainda mostram-se atuais e são frequentemente utilizadas como referências em nosso cotidiano.”

    Henry Berger – Head of GSM

  • Demarest

    Estudo e Análise do Mercado de advocacia empresarial. Análise do Brand Equity da Marca Demarest e Almeida Advogados e concorrentes. Proposição de Plataforma de Branding, Naming e redesenho da nova Identidade Visual da Marca Demarest Advogados. Storytelling e Diretrizes Estratégicas de Implementação.

    “Aproveitando as comemorações dos 65 anos de nosso escritório em 2013, decidimos realizar um trabalho de branding para reiterar alguns de nossos valores, tais como comprometimento, relacionamento e excelência no atendimento a clientes. Contratamos a TopBrands e o resultado do trabalho foi excelente, culminando com a modernização de nossa identidade visual e adoção do novo nome “Demarest Advogados”, condizente com nossa proximidade e “descomplicação” no atendimento aos nossos clientes. Em particular, destacamos a seriedade da TopBrands na condução das pesquisas e levantamento de informações de mercado, assim como o entendimento das necessidades do nosso negócio e adequação dos prazos ao cronograma estipulado. O reconhecimento de nosso posicionamento no mercado jurídico brasileiro reflete o sucesso do projeto de branding.”

    Paulo Coelho da Rocha – Sócio Demarest Advogados

  • M. Dias Branco

    Estudo do Mercado de alimentos. Análise do portfólio de Marcas do Grupo M.Dias Branco. Proposição de Plataforma de Branding para Marcas Pilar, Vitarella e Treloso. Storytelling para Marcas Pilar e Vitarella. Acompanhamento na Implementação das Estratégias de Branding Pilar, incluindo redesenho de Identidade Visual, redefinição de portfólio de produtos e canais, Coordenação de Pesquisas de Mercado, estratégias de Marketing e Comunicação e relançamento de Marca Pilar no Mercado.

    “A TopBrands em pouco tempo entendeu nossas necessidades e soube, de forma muito parceira e competente, nos ajudar no grande desafio que tínhamos na mão, que era de reposicionar uma marca centenária que estava há anos sem investimento.”

    Marina Lemos – Gerente de Marketing

  • Banco do Nordeste

    Disseminação de Branding, Pesquisa e Análise de Mercado para proposição de Modelo de Arquitetura de Marcas e Plataforma Estratégica de Branding para as Marcas Banco do Nordeste, Crediamigo e Agroamigo. Redesenho de Identidade Visual (logo e agências) e Plano de Implementação.

    “A TopBrands foi a grande parceira do Banco do Nordeste na realização do seu maior projeto de branding, iniciado em 2008. Selecionada pelo banco por meio de edital público, a TopBrands atuou da pesquisa à nova identidade da marca Banco do Nordeste, com foco no nosso novo posicionamento de banco público regional consolidado nos pilares de desenvolvimento, cultura e negócios. A metodologia própria aplicada pela TopBrands foi, sem dúvida, um dos destaques desse trabalho. Consideramos excelentes os resultados alcançados e agradecemos à TopBrands pela competência, profissionalismo e parceria de toda a sua equipe.”

    Roberto M. Bohana Simões – Gerente de Produtos e Serviços

  • Grupo CR Almeida

    Pesquisa e Análise do Mercado de Transporte Público. Proposição de Plataforma de Branding, Naming, Identidade Visual para a Marca V.E.M. ABC – Vidas em Movimento, além de Diretrizes Estratégicas de Implementação.

  • Wines of Brasil

    Análise do portfólio de produtos e Marcas do setor. Estudo das características da indústria vitivinícola brasileira. Proposição de Plataforma de Branding da Marca setorial para atuação nos mercado interno e externo. Definição de Estratégia de Arquitetura da Marca setorial e Marcas das vinícolas brasileiras. Desenho das Diretrizes Estratégicas de Implementação e Acompanhamento na Execução das atividades de Branding.

    “O trabalho de construção do posicionamento de marca “Wines of Brasil” foi de extrema importância para o IBRAVIN. Foi um marco para uma nova atitude e modo de pensar da cadeia vitivinicola brasileira, que não permeou apenas a marca coletiva mas na estratégia de comunicação de grande parte da indústria.”

    Andreia Milan – Gerente de Marketing

  • V.E.M. ABC

    Pesquisa e análise do mercado de Transporte Público. Proposição de Plataforma de Branding, Naming, Identidade Visual para a marca V.E.M. ABC – Vidas em Movimento, além de Diretrizes Estratégicas de Implementação.

  • Frimesa

    Análise do mercado alimentício, estudo do portfólio de produtos e Marcas, definição da estratégia de Arquitetura de Marcas para atuação nos mercados de produtos lácteos e derivados de carne suína, elaboração da Plataforma de Branding. Desenho das Diretrizes Estratégicas de Implementação e Acompanhamento na execução das estratégias da Marca Frimesa, incluindo redesenho de Identidade Visual, redefinição de portfólio de produtos e canais, estratégias de Marketing e Comunicação.

    “A consultoria da TopBrands foi importante para a Frimesa no desenvolvimento de análises e estratégias para posicionar a marca no mercado. Estabelecemos ações de marketing e comunicação e, hoje a marca Frimesa está posicionada na sua essência com uma estratégia de valor agregado junto aos clientes e consumidores”

    Valter Vanzella – Diretor Presidente

  • ABRAMEQ

    Estudo do mercado de máquinas. Pesquisa de mercado e análise do Brand Equity da Marca Máquinas By Brasil. Proposição de Posicionamento, Naming e Design da nova Marca Brazilian Shoes + Leather Machinery. Diretrizes Estratégicas de Implementação.

    “A contratação do projeto de Branding com a TopBrands trouxe um resultado bastante positivo para a Abrameq, na medida em que conseguimos obter uma marca bastante representativa e “vendedora” dos atributos da indústria brasileira de máquinas para couro e calçados. A didática como o tema foi apresentado se mostrou bastante construtiva, servindo de incentivo para a participação de nossas empresas, detalhe fundamental para implementação da nova marca.”

    Rosângela Arruda – Diretora Executiva