TopBrands

V.E.M. ABC

DESAFIO

 

O transporte público está diretamente ligado à qualidade de vida da população, sobretudo nos grandes centros urbanos. O problema é que nem sempre este transporte é oferecido com a qualidade e capilaridade que deveria, o que gera críticas e insatisfações por parte de seus usuários. Buscando atender melhor a população, o Metrô decidiu integrar as áreas metropolitanas da cidade de São Paulo com um modal já consolidado em vários países do mundo, porém novo no mercado brasileiro – o Monotrilho.

Cientes do desafio de operar uma das primeiras concessões privadas de transporte público do Brasil e com o ingrediente adicional de instalar uma nova tecnologia para a população, a Concessionária do Monotrilho da Linha 18 Bronze decidiu iniciar sua história com uma marca construída do zero e muito bem fundamentada estrategicamente. 

 

 

SOLUÇÕES

 

Antes mesmo de existir oficialmente como marca para seus públicos, a Concessionária do Monotrilho da Linha 18 Bronze optou por estruturar suas Estratégias de Branding. O processo teve início com uma pesquisa junto aos usuários do transporte público. O objetivo era compreender as expectativas, percepções sobre os modais de transporte (Ônibus, Metrô, Trem, Monotrilho) e características comportamentais do público. Os resultados deste estudo, somado com as análises da TopBrands, deram forma a uma Plataforma de Branding contendo todos os atributos que deverão ser entregues pela empresa, seja na construção ou na operação da Linha 18 Monotrilho. Além disso, foi criado o Nome e a Identidade Visual, dando origem à marca V.E.M. ABC – Vidas em Movimento.

 

 

RESULTADOS

 

A marca V.E.M. ABC – Vidas em Movimento leva uma proposta inovadora de Branding, especialmente se considerarmos a categoria “transporte público”. Uma marca humana, ciente da responsabilidade de transportar “Vidas” em seu Monotrilho, e com o propósito de beneficiar efetivamente as pessoas.

outros cases

  • Grupo CR Almeida

    Pesquisa e Análise do Mercado de Transporte Público. Proposição de Plataforma de Branding, Naming, Identidade Visual para a Marca V.E.M. ABC – Vidas em Movimento, além de Diretrizes Estratégicas de Implementação.

  • Merial

    Análise do Mercado farmacêutico animal, Estudo do portfólio de Produtos, Marcas e áreas de negócios. Definição de Estratégia de Arquitetura de Marcas da empresa. Proposição de Plataforma de Branding da Marca Corporativa Merial e das Marcas de produtos Frontline, Ivomec, Topline, Vaxxitek, Eqvalan e Igenity, respeitando suas características B2B ou B2C. Desenho das Diretrizes Estratégicas de Implementação.

    “Tive a oportunidade de trabalhar com a TopBrands em um grande projeto envolvendo a Unidade de Negócio em que trabalhava na ocasião, e posso atestar que encontramos na empresa e em toda sua equipe a dedicação, apoio e expertise ímpares e fundamentais para o atingimento dos objetivos que tínhamos naquele momento. Até hoje muitas diretrizes então delineadas ainda mostram-se atuais e são frequentemente utilizadas como referências em nosso cotidiano.”

    Henry Berger – Head of GSM

  • Banco do Nordeste

    Disseminação de Branding, Pesquisa e Análise de Mercado para proposição de Modelo de Arquitetura de Marcas e Plataforma Estratégica de Branding para as Marcas Banco do Nordeste, Crediamigo e Agroamigo. Redesenho de Identidade Visual (logo e agências) e Plano de Implementação.

    “A TopBrands foi a grande parceira do Banco do Nordeste na realização do seu maior projeto de branding, iniciado em 2008. Selecionada pelo banco por meio de edital público, a TopBrands atuou da pesquisa à nova identidade da marca Banco do Nordeste, com foco no nosso novo posicionamento de banco público regional consolidado nos pilares de desenvolvimento, cultura e negócios. A metodologia própria aplicada pela TopBrands foi, sem dúvida, um dos destaques desse trabalho. Consideramos excelentes os resultados alcançados e agradecemos à TopBrands pela competência, profissionalismo e parceria de toda a sua equipe.”

    Roberto M. Bohana Simões – Gerente de Produtos e Serviços

  • Demarest

    Estudo e Análise do Mercado de advocacia empresarial. Análise do Brand Equity da Marca Demarest e Almeida Advogados e concorrentes. Proposição de Plataforma de Branding, Naming e redesenho da nova Identidade Visual da Marca Demarest Advogados. Storytelling e Diretrizes Estratégicas de Implementação.

    “Aproveitando as comemorações dos 65 anos de nosso escritório em 2013, decidimos realizar um trabalho de branding para reiterar alguns de nossos valores, tais como comprometimento, relacionamento e excelência no atendimento a clientes. Contratamos a TopBrands e o resultado do trabalho foi excelente, culminando com a modernização de nossa identidade visual e adoção do novo nome “Demarest Advogados”, condizente com nossa proximidade e “descomplicação” no atendimento aos nossos clientes. Em particular, destacamos a seriedade da TopBrands na condução das pesquisas e levantamento de informações de mercado, assim como o entendimento das necessidades do nosso negócio e adequação dos prazos ao cronograma estipulado. O reconhecimento de nosso posicionamento no mercado jurídico brasileiro reflete o sucesso do projeto de branding.”

    Paulo Coelho da Rocha – Sócio Demarest Advogados

  • M. Dias Branco

    Estudo do Mercado de alimentos. Análise do portfólio de Marcas do Grupo M.Dias Branco. Proposição de Plataforma de Branding para Marcas Pilar, Vitarella e Treloso. Storytelling para Marcas Pilar e Vitarella. Acompanhamento na Implementação das Estratégias de Branding Pilar, incluindo redesenho de Identidade Visual, redefinição de portfólio de produtos e canais, Coordenação de Pesquisas de Mercado, estratégias de Marketing e Comunicação e relançamento de Marca Pilar no Mercado.

    “A TopBrands em pouco tempo entendeu nossas necessidades e soube, de forma muito parceira e competente, nos ajudar no grande desafio que tínhamos na mão, que era de reposicionar uma marca centenária que estava há anos sem investimento.”

    Marina Lemos – Gerente de Marketing

  • Wines of Brasil

    Análise do portfólio de produtos e Marcas do setor. Estudo das características da indústria vitivinícola brasileira. Proposição de Plataforma de Branding da Marca setorial para atuação nos mercado interno e externo. Definição de Estratégia de Arquitetura da Marca setorial e Marcas das vinícolas brasileiras. Desenho das Diretrizes Estratégicas de Implementação e Acompanhamento na Execução das atividades de Branding.

    ” O trabalho de construção do posicionamento de marca “Wines of Brasil” foi de extrema importância para o IBRAVIN. Foi um marco para uma nova atitude e modo de pensar da cadeia vitivinicola brasileira, que não permeou apenas a marca coletiva mas na estratégia de comunicação de grande parte da indústria.”

    Andreia Milan – Gerente de Marketing

  • Prysmiam

    Análise dos diferentes mercados de atuação, B2B para cabos elétricos especiais e B2C para cabos elétricos residenciais. Estudo do portfólio de produtos e Marcas, estudo do Brand Equity da antiga Marca Pirelli cabos e desenho da Estratégia de Transição da Marca Pirelli cabos para a nova Marca mundial Prysmian, para seus diferentes públicos. Acompanhamento na execução das Estratégias de Transição de Marca, incluindo Estratégias de Marketing, Comunicação e canais de distribuição.

    “A TopBrands nos ajudou no processo de migração de uma marca com mais de um século de tradição e imagem (Pirelli Cabos) para uma nova marca (Prysmian). Para nós foi fundamental as longas discussões para entendermos os nossos valores positivos e os negativos ligados a antiga marca e a partir deste ponto traçarmos um plano de médio prazo para transferirmos os positivos e de uma maneira oportuna repensarmos nossa estratégia em novos alicerces. Hoje, depois de alguns anos, vejo que nossa nova marca já agrega valores ao nosso negócio sem perder o sinônimo de liderança, inovação e qualidade que esperávamos.”

    Sandro Rezende e Rubens Campos – Gerentes Nacionais de Marketing e Vendas

  • Frimesa

    Análise do mercado alimentício, estudo do portfólio de produtos e Marcas, definição da estratégia de Arquitetura de Marcas para atuação nos mercados de produtos lácteos e derivados de carne suína, elaboração da Plataforma de Branding. Desenho das Diretrizes Estratégicas de Implementação e Acompanhamento na execução das estratégias da Marca Frimesa, incluindo redesenho de Identidade Visual, redefinição de portfólio de produtos e canais, estratégias de Marketing e Comunicação.

    “A consultoria da TopBrands foi importante para a Frimesa no desenvolvimento de análises e estratégias para posicionar a marca no mercado. Estabelecemos ações de marketing e comunicação e, hoje a marca Frimesa está posicionada na sua essência com uma estratégia de valor agregado junto aos clientes e consumidores”

    Valter Vanzella – Diretor Presidente

  • ABRAMEQ

    Estudo do mercado de máquinas. Pesquisa de mercado e análise do Brand Equity da Marca Máquinas By Brasil. Proposição de Posicionamento, Naming e Design da nova Marca Brazilian Shoes + Leather Machinery. Diretrizes Estratégicas de Implementação.

    “A contratação do projeto de Branding com a TopBrands trouxe um resultado bastante positivo para a Abrameq, na medida em que conseguimos obter uma marca bastante representativa e “vendedora” dos atributos da indústria brasileira de máquinas para couro e calçados. A didática como o tema foi apresentado se mostrou bastante construtiva, servindo de incentivo para a participação de nossas empresas, detalhe fundamental para implementação da nova marca.”

    Rosângela Arruda – Diretora Executiva